Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Seis pais-nossos por uma caderneta

- E agora? A diretora me disse que eu não entrasse na sala de aula sem a caderneta; muito menos permitia que os alunos tivessem a noção que eu tinha esquecido a bendita... E agora? Os meninos não podem perceber... - Era o que repetia o professor incansavelmente e frustado por ter esquecido, na sala dos professores, a tal da caderneta. - Preciso dar um jeito de resolver isso logo!
Sempre que o professor chegava na sala fazia questão de manter um ritual aderido desde o início do ano por boa parte das turmas em que ele dava aula e consistia no seguinte:
1ª coisa - rezar o pai-nosso
2ª coisa - dar a aula
3ª coisa - fazer tarefas e/ou perguntas aos alunos.
É claro que um dia ele priorizava a leitura dos textos de ciências (a matéria que leciona), outros preferia fazer debate, brincadeiras educativas, etc. De qualquer modo o PAI-NOSSO era o lugar-comum em meio a tantas atividades. Era algo essencial. Não podia deixar de acontecer.
- Pelo menos assim eu acalmo os alunos além de incutir a presença de DEUS na sala. Boa tática o professor usava. Batamos palmas!!!
Entretanto, neste dia o professor não contava que logo ela, a caderneta, ele tinha esquecido. E algo em sua mente dizia que ele precisava tomar alguma atitude.
Neste meio tempo, os estudantes já estavam rezando o pai-nosso e logo mais a oração iria acabar. Era agora:
- Por que você não está rezando o pai-nosso? Gritou o professor com apenas três alunos que não haviam falado em voz alta a oração e a turma toda se encheu de pânico, afinal, o professor nunca havia falado daquele jeito antes. - Vocês não têm vergonha? Acham que a oração é brincadeira? - E à cada interrogativa, sua voz se elevava de modo monstruoso. - Eu tenho notado que vocês três não têm rezado o pai-nosso... Pois agora, como pagamento pela forma desonrosa que estão tratando este ritual, vocês irão rezar com o restante da turma seis pais-nossos de modo que se não rezarem eu mando descer pra diretoria... Me ouviram?
- Simmmmmmmm!!! Disseram os alunos morrendo de medo.
- Pois vamos começar agora.
- "Pai-nosso que estás no céu, santificado seja o Vosso nome..."
E o professor vendo a turma concentrada e de olhos fechados, correu à sala dos professores e pegou a caderneta rapidamente. Temia que os meninos e meninas tivessem aberto os olhos.
- Se eles virem que eu não estou lá to fud... Mas poxa, eles vão ter que me desculpar... Eu não queria fazer isso, mas não tive escolha!!! - Pensava enquanto corria.
Chegando à porta da sala...
- ... E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal...
- AMÉM!!! Respirou o professor aliviado...
[É cada coisa que acontece na escola... By Tali Mota ]



Um comentário:

  1. kkkkkkkkk....
    se isso aconteceu realmente, esse prof. soube se sair muito bem da enroscad.
    nunca mais na sala vai se ver mais algum menino sem rezar.. o pior é que o prof. tratando desse modo acho que tmb nao vair ter um dia que os meninos rezem sem ser com medo do prof.

    nao sei se isso foi muito legal da parte do prof. mas na situaçao que ele se encontrava. TA PERDOADO :D

    ResponderExcluir