Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Os jovens que entendem o presente

Quem lê este blog sabe que abro espaço para que outras pessoas possam escrever aqui o que sentem, o que acham do futuro e das coisas. Pois é! Mais uma vez, então, estou aqui para dar voz a um conhecido deste blog: meu aluno e amigo Derick, que para a aula de Geografia escreveu uma redação sobre o tema "Globalização".
Qual terá sido a nota dada pelo professor??? Leia e avalie você mesmo.


GLOBALIZAÇÃO

A globalização está marcando o século XXI com vários avanços tecnológicos, econômicos, etc. O mundo está totalmente globalizado; o dinheiro cobre o planeta, os países considerados subdesenvolvidos hoje estão se transformando em grandes potências mundiais. Quem diria que a Índia (hoje tão em evidência) iria ser um país emergente? Logo um país com tanta diferença social!
Empresas estão competindo no mundo inteiro e multinacionais se espalhando cada dia mais e mais. Os bancos estão com o programa de crédito mais alto de todos os tempos e assim, no mundo todo, os bancos cedem cada vez mais créditos para o povo. Voltemos ao exemplo da Índia que criou a Kia Motors, um carro que custa R$ 5.000, o preço de uma moto de grande porte. Mas, é importante atentarmos que a globalização não é só motivo de alegria. O aumento das diferenças sociais, raciais, estão assustando todo mundo. A modernização com a globalização, por exemplo, está tirando o direito de trabalho de várias pessoas; máquinas estão fazendo o trabalho de "gente" de 10, 20, 30 e até 60 homens.
Outro fator alarmante é o fato dos ricos ficarem cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. A criminalidade avança com uma imensa força; mortes, furtos e tráficos de drogas também são consequências da globalização.
Acredito que essa globalização é uma verdadeira contradição!



PARABÉNS!!!
Precisamos de mais jovens que vejam o mundo de uma forma mais crítica...

Não vou nem dar a minha nota!!!

2 comentários:

  1. Quando leio um texto assim, tão verdadeiro bem construido,penso;áté onde chegará esse escritor,pois tão jovem já vê tão claramente as contradições da vida.
    espero que ele não seja devorado pelo sistema!

    ResponderExcluir
  2. [Derick] Obrigado Fernanda!!
    Por Sua Colocação!
    Pode Ficar Tranquila...
    O Sistema Nunca irá me Engolir...

    ResponderExcluir